A Injúria Renal Aguda (IRA) é uma condição caracterizada pela diminuição súbita e rápida da capacidade dos rins de filtrar o sangue. Essa perda de função pode ocorrer em questão de horas ou dias, e seus efeitos podem ser graves se não tratada adequadamente.
As causas da IRA são diversas e podem incluir desidratação, perda de sangue, infecções, medicamentos, doenças autoimunes e cálculos renais com obstrução das vias urinárias.
Em muitos casos a IRA não apresenta sintomas nas fases iniciais. No entanto, à medida que a doença progride, podem surgir diminuição da quantidade de urina diária, inchaço nos pés, pernas e rosto, cansaço, naúsea e vômitos, confusão mental e sonolência.
O diagnóstico da IRA é feito através de exames de sangue, urina, ecografia e quantificação da diurese.
O tratamento da IRA depende da causa subjacente e da gravidade da doença. Uma análise minuciosa das possíveis causas pelo nefrologista faz-se necessária. Em alguns casos a função renal pode se recuperar completamente, enquanto em outros pode ser necessária diálise ou um transplante renal.
A prevenção da IRA envolve a investigação e tratamento precoce de doenças que podem afetar os rins, como diabetes e hipertensão arterial, além da manutenção de uma boa hidratação e a utilização cuidadosa de medicamentos.
Médica formada pela Universidade Católica de Brasília – UCB com residência em nefrologia no hospital das clínicas da USP de Ribeirão Preto –SP. Título de especialista pela Sociedade Brasileira de Nefrologia. Mais de 10 anos de experiência em nefrologia hospitalar e ambulatorial.