Cálculos renais, popularmente conhecidos como “pedras nos rins”, são formações sólidas que se desenvolvem no sistema urinário, geralmente nos rins. São compostas por cristais de minerais e sais ácidos que se juntam formando pequenas pedras. Os mais comuns são os cálculos de oxalato de cálcio.
A formação de cálculos renais é um processo complexo e multifatorial, mas fatores como desidratação, alimentação com excesso de sódio e proteína, obesidade, gota, histórico familiar e medicamentos aumentam o risco.
Os sintomas podem variar dependendo do tamanho, localização e se o cálculo está se movimentando. Os sintomas mais comuns são dor, náusea, vômitos e sangue na urina. A presença de cálculos no sistema urinário aumenta risco de infecção urinária.
O diagnóstico, prevenção e tratamento dependem de avaliação médica, laboratorial (sangue e urina) e de exames de imagem.
Médica formada pela Universidade Católica de Brasília – UCB com residência em nefrologia no hospital das clínicas da USP de Ribeirão Preto –SP. Título de especialista pela Sociedade Brasileira de Nefrologia. Mais de 10 anos de experiência em nefrologia hospitalar e ambulatorial.