As doenças minerais ósseas são um grupo de condições que afetam a composição dos ossos levando a alterações em sua estrutura. Essas doenças ocorrem quando há um desequilíbrio nos níveis de cálcio, fósforo, magnésio, vitamina D e hormônios. As doenças ósseas mais comuns são osteopenia, osteoporose e doença mineral óssea relacionada à doença renal crônica.
O diagnóstico envolve uma avaliação médica completa através de exames de sangue, urina, radiografias e densitometria óssea. O tratamento varia de acordo com a causa e a gravidade da doença.
A prevenção é feita através de atividade física, dieta rica em cálcio, exposição ao sol por 10 a 15 minutos por dia, controle do peso, cessação do tabagismo e reposição hormonal.
Deficiência de vitaminas e minerais. As deficiências de vitaminas e minerais são problemas de saúde comuns que podem afetar pessoas de todas as idades. A falta desses nutrientes essenciais pode levar a uma série de sintomas como fadiga, queda de cabelo, anemia, alteração no humor e concentração e alterações ósseas.
Deficiências comuns incluem:
Médica formada pela Universidade Católica de Brasília – UCB com residência em nefrologia no hospital das clínicas da USP de Ribeirão Preto –SP. Título de especialista pela Sociedade Brasileira de Nefrologia. Mais de 10 anos de experiência em nefrologia hospitalar e ambulatorial.