A Doença Renal Crônica (DRC) é uma condição em que os rins perdem gradualmente a capacidade de filtrar o sangue, remover as toxinas e o excesso de líquido do corpo. É causada por danos renais progressivos ao longo dos anos. Essa perda de função é, na maioria das vezes, irreversível.
As principais causas são diabetes mellitus, hipertensão arterial, glomerulopatias, obesidade, doenças policísticas e medicamentos.
A doença renal crônica não costuma apresentar sintomas nas fases iniciais. Quando os sintomas aparecem, nas fases mais avançadas, podem incluir fadiga, perda de apetite, inchaço nas pernas, náusea e vômitos, tontura, redução da urina ou urina com espuma, aumento da pressão arterial e coceira na pele.
O diagnóstico da DRC é feito através de exames de sangue e urina, além de uma avaliação médica completa. Quanto mais precoce o diagnóstico, maiores as chances de evitar a progressão através de mudanças de estilo de vida, controle da pressão arterial e glicemia e medicamentos. Por isso, faça exames regulares e consultas com nefrologista.
Médica formada pela Universidade Católica de Brasília – UCB com residência em nefrologia no hospital das clínicas da USP de Ribeirão Preto –SP. Título de especialista pela Sociedade Brasileira de Nefrologia. Mais de 10 anos de experiência em nefrologia hospitalar e ambulatorial.