HIPERTENSÃO ARTERIAL

A hipertensão arterial, comumente chamada de pressão alta, é uma condição crônica caracterizada por níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. As causas da hipertensão são diversas e, em muitos casos, não são completamente compreendidas.

Alguns dos principais fatores de risco incluem idade, obesidade, histórico familiar, sedentarismo, tabagismo, estresse, consumo de álcool, alimentação inadequada, doenças renais e vasculares.

A hipertensão em estágios iniciais não apresenta sintomas. Quando os sintomas aparecem podem incluir dores de cabeça, dor no peito, cansaço, vertigens, visão turva e zumbido.

A hipertensão deve ser diagnosticada precocemente e tratada de forma efetiva já que ela aumenta o risco de doenças cardíacas, cerebrovasculares, renais, demência e morte. O diagnóstico da hipertensão é feito através da medida da pressão arterial em diferentes ocasiões ou pelo exame da MAPA. É importante que a pressão arterial seja medida em um ambiente tranquilo, após alguns minutos de repouso.

O tratamento efetivo inclui medicamentos, perda de peso, atividade física, alimentação saudável e cessação do tabagismo e etilismo. O acompanhamento médico é fundamental para controle e prevenção de complicações.