A infecção urinária (ITU) ocorre quando microrganismos, principalmente bactérias, entram e se proliferam no trato urinário causando inflamação e infecção. Esse sistema inclui os rins, ureteres, bexiga e uretra. As mulheres são mais propensas a desenvolver ITUs devido à uretra mais curta, que facilita a entrada de bactérias.
A principal causa é a bactéria Escherichia coli, que normalmente vive no intestino. Os fatores que aumentam o risco de ITUs são desidratação, obstrução do sistema urinário, relação sexual, cateterismo vesical, cirurgias e menopausa.
Os sintomas da ITU podem variar, mas os mais comuns são dor ou ardência ao urinar, febre, dor na costas ou pelve, sangue na urina, odor forte na urina, urina turva ou necessidade frequente de urinar.
Existem diversas formas de prevenir a recorrência de ITUs. Sua prevenção e tratamento são individualizados e necessitam acompanhamento médico.
Médica formada pela Universidade Católica de Brasília – UCB com residência em nefrologia no hospital das clínicas da USP de Ribeirão Preto –SP. Título de especialista pela Sociedade Brasileira de Nefrologia. Mais de 10 anos de experiência em nefrologia hospitalar e ambulatorial.